TheraSuit


O Método TheraSuit foi criado em Michigan/USA, com base em uma veste criada por pesquisadores Russos com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) devidos à falta de ação da gravidade em suas longas viagens pelo espaço.
Izabela e Richard, um casal de fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, estudaram e desenvolveram este novo método de tratamento visando a reabilitação de sua filha. 

Kiel -  http://www.facebook.com/correntedobemamor 
A técnica do Therasuit é utilizada na reabilitação de disfunções neurológicas e sensoriais.
É um trabalho proprioceptivo e neuromuscular. Através de um sistema de cordas elásticas o corpo do paciente é colocado no padrão mais próximo do normal possível. Com a restauração da postura  e a estimulação da função dos músculos posturais o paciente aprende (ou reaprende) determinados movimentos funcionais.
Com uma pressão única e muito especifica o corpo do paciente recebe uma grande propriocepção nas articulações, ligamentos e músculos. A terapia promove a estabilização do tronco permitindo mais fluência e coordenação das extremidades.
O que torna este método único, é a habilidade de promover a correção dinâmica, o que significa que o erro pode ocorrer, mas ao mesmo tempo, facilita a posição correta da movimentação.
No inicio a técnica é utilizada com suporte de músculos fracos. Com o progresso do paciente os elásticos são tensionados para aumentar a resistência conduzindo ao ganho de força.
Sendo assim o método TheraSuit é um intenso programa de fisioterapia que promove o aceleramento do progresso funcional. Pacientes submetidos à intensa terapia com o uso do TheraSuit conseguem melhores resultados em menor tempo.



É constatado que pessoa com desordem neuro-muscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora. O progresso das evidências científicas associado à melhora significativa dos pacientes com distúrbios neurológicos que optaram por este tratamento faz desta técnica faz desta técnica a primenira entre os pacientes norte-americanos.
O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo, essencial para um bom tratamento, é a avaliação especifica e minuciosa para  a identificação dos reais deficites do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo, individual e especifico, com duração de 3 a 4 semanas, com seções diárias de 3 horas.
O treinamento do paciente é sempre individual e visa ao ganho de força, funcionalidade, endurance, coordenação e equilíbrio. Os recursos utilizados são: TheraSuit (veste), Universal Exercise Unit (gaiola) e Spider.

Um comentário:

  1. Ola tudo bem,

    Meu nome é Rodrigo Fernandes Luiz, sou fisioterapeuta e aplico o Método TheraSuit em Florianópolis/SC.

    O Therasuit é um método desenvolvido por um casal de fisioterapeutas americanos que tem uma filha com Paralisia Cerebral. O método consiste em exercícios de alongamento e fortalecimento com um traje baseado na roupa de astronautas para a realização de exercícios no espaço, sem a gravidade.O tratamento é realizado durante 3 semanas, todos os dias durante 3 horas por dia, é um tratamento intensivo que garante fortalecimento muscular, melhora na coordenação motora e no alinhamento postural, desenvolvendo assim a funcionalidade do paciente.

    Convido você a vir a Florianópolis, para conhecer de perto o método e nossas instalações. Atendo na Clinica K&F , www.clinicakef.com.br ,

    Qualquer informação, mande-me um email ou me ligue (48) 8823-1774
    Estou a disposição pra te esclarecer de qualquer dúvida, ok

    Segue um link de uma matéria do Fantástico de ontem pra você conferir

    http://rodrigofisioterapia.blogspot.com.br/2013/03/therasuit-no-fantastico.html

    Obrigado pela atenção

    Rodrigo Fernandes Luiz

    ResponderExcluir