TheraSuit


O Método TheraSuit foi criado em Michigan/USA, com base em uma veste criada por pesquisadores Russos com intuito de contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose) devidos à falta de ação da gravidade em suas longas viagens pelo espaço.
Izabela e Richard, um casal de fisioterapeutas e pais de uma criança com paralisia cerebral, estudaram e desenvolveram este novo método de tratamento visando a reabilitação de sua filha. 

Kiel -  http://www.facebook.com/correntedobemamor 
A técnica do Therasuit é utilizada na reabilitação de disfunções neurológicas e sensoriais.
É um trabalho proprioceptivo e neuromuscular. Através de um sistema de cordas elásticas o corpo do paciente é colocado no padrão mais próximo do normal possível. Com a restauração da postura  e a estimulação da função dos músculos posturais o paciente aprende (ou reaprende) determinados movimentos funcionais.
Com uma pressão única e muito especifica o corpo do paciente recebe uma grande propriocepção nas articulações, ligamentos e músculos. A terapia promove a estabilização do tronco permitindo mais fluência e coordenação das extremidades.
O que torna este método único, é a habilidade de promover a correção dinâmica, o que significa que o erro pode ocorrer, mas ao mesmo tempo, facilita a posição correta da movimentação.
No inicio a técnica é utilizada com suporte de músculos fracos. Com o progresso do paciente os elásticos são tensionados para aumentar a resistência conduzindo ao ganho de força.
Sendo assim o método TheraSuit é um intenso programa de fisioterapia que promove o aceleramento do progresso funcional. Pacientes submetidos à intensa terapia com o uso do TheraSuit conseguem melhores resultados em menor tempo.



É constatado que pessoa com desordem neuro-muscular precisam de repetições intensas de exercícios para aprender e adquirir uma nova habilidade motora. O progresso das evidências científicas associado à melhora significativa dos pacientes com distúrbios neurológicos que optaram por este tratamento faz desta técnica faz desta técnica a primenira entre os pacientes norte-americanos.
O método se diferencia da terapia tradicional em vários aspectos. O primeiro passo, essencial para um bom tratamento, é a avaliação especifica e minuciosa para  a identificação dos reais deficites do paciente. Em seguida, com base nos resultados da avaliação, é elaborado um programa intensivo, individual e especifico, com duração de 3 a 4 semanas, com seções diárias de 3 horas.
O treinamento do paciente é sempre individual e visa ao ganho de força, funcionalidade, endurance, coordenação e equilíbrio. Os recursos utilizados são: TheraSuit (veste), Universal Exercise Unit (gaiola) e Spider.

Nenhum comentário:

Postar um comentário